top of page
UM POUCO DA HISTÓRIA DO FEMINISMO NO BRASIL

O feminismo é um movimento filosófico, social e politico. O mesmo luta pela participação da mulher na sociedade, buscando igualdade de gênero e tendo voz ativa em busca de seus direitos. A história do feminismo infelizmente não é muito antiga.

 

O movimento feminista surgiu no Brasil no século 19 em prol dos direitos da mulher, em busca de direito a educação, ao voto, e abolição dos escravos. Durante o império foi reconhecido o direito a educação para mulheres. Nisia Floresta Augusta é considerada percursora do feminismo no Brasil e foi a fundadora da primeira escola no Brasil. Na mesma época começam as reivindicações pelo direito ao voto.

 

Com o inicio da era republicana no Brasil, o movimento feminista se tornou mais amplo, porem poucas coisas se modificaram. Ainda sim a mulher era considerada propriedade de seu marido, sendo considerada incapaz de realizações por ela mesma. Logo as primeiras fabricas chegam ao Brasil e o trabalho feminino e infantil é requisitado, então as mulheres foram para o trabalho porem em situações precárias e remuneração baixa. Assim novamente o movimento feminista luta por direito trabalhistas, melhores condições de trabalho, e se inicia a Greve Geral de 1917.

 

Deste contexto surge Leolinda Figueiredo Daltra que funda o partido republicano feminino, e de Bertha Lutz da Federação Brasileira pelo progresso feminino. Elas lutaram pelo direito de voto e igualdade de direitos. Mesmo com a pressão do movimento feminista somente em 1932 as brasileiras conseguiram o direito ao voto. Um grande marco para as mulheres fora a aprovação do código civil de 27 de agosto de 1962 que acabara com o poder dos maridos exercidos sobre as esposas. A proposta sobre a mudança do código civil foi apresentada para o congresso nacional em 1951 e foi aprovada somente 10 anos depois.

 

Na década de 70 as mulheres lutaram contra a ditadura militar, sendo presas, torturadas e exiladas. Na década de 80 as mulheres ganharam mais espaço no governo criando assim o conselho nacional dos direitos da mulher (CNDM).

 

Além da igualdade jurídica as mulheres conquistaram leis trabalhistas. O movimento feminista vem se adequando de acordo com a dinâmica e necessidades da mulher dentro da sociedade.

 

;) Hoje no Brasil tal movimento inclui temas como diversidades sexuais, raciais, questionam a maternidade, expondo cada vez mais suas ideias e buscando cada vez mais por seus direitos.

Atendimento

com Mulheres Vítimas de Violência

Treinamento

de Motivação

20 Sessões

Online

Atendimento

& Orientações

ONLINE

Via Skype

Atendimento

& Psicoterapia Presencial

Franca/Sp

bottom of page